quarta-feira, 5 de junho de 2013

Essa Nova Onda da Política Brasileira.



Gostaria de escrever um pouco sobre isso que as pessoas estão chamando de Jesuscracia.
Só um pouco mesmo.
Pela pouca informação que consegui tirar da internet nestes últimos minutos, realmente não dá pra saber se a ideologia contida no conceito partiu de manobras partidárias, de cristãos fervorosos ou até mesmo de um grupo contra a influência religiosa na política, que com isto procura "dar a real" do que está acontecendo e causar revolta no coração dos diversos adoradores de Odin. Aqui me refiro aos ateus que creêm no panteão nórdico para sacanear qualquer tipo de doutrina cristã.
Mas já que deram nome para o que está acontecendo, de alguma forma o pensamento está cristalizado na sociedade. É preciso que reflitamos sobre a fim de entender o fenômeno e, à partir disto, agir da forma que cada indivíduo achar certo agir.
Já que o Brasil é regido sob um regime democrático, devemos pensar na representação igualitária dentro dos meios de deliberação e controle do poder. É preciso pensar em como uma maioria cristã dentro do jogo político influência a vida daqueles que são crédulos na religião africana, chinesa, escandinava, judia, jedi, tolkiana, nos que acreditam em algo e em nada. É preciso recorrer à história da civilização humana e consultar o retrato que temos de países que têm ou tiveram regimes políticos calcados em ideologias religiosas e responder este questionamento: é isso que eu quero para o meu país?
Dando um exemplo de resposta: Eu, como luterano (se não sabe o que é isso vai pesquisar), sou totalmente contra um Estado ideologicamente religioso. Cristão, judeu, jedi
Por mais que eu seja fã de Star Wars.
Tal concepção de Estado não condiz com a própria noção de Estado urbano-capitalista comtemporâneo. Isso dá em desigualdades quem sabe maior ainda do que a que vemos hoje no nosso querido Estado "l a i c o", o que traz revolta e guerra.
Guerra forte!
E na real, é muito cristão defender o Estado laico. Jesus já deu o caminho e vocês tão sabendo disso. Só não se ligaram ainda.
FALOU!o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.