sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A alta expectativa pela mudança de status social de relação afetiva na festa junina de agosto do ano passado




   A necessidade de evolução é básica do ser humano. Estamos sempre buscando aprender mais, produzir mais, ter mais, ser mais. Até mesmo a busca por menos é motivada pela busca de ter ou ser mais.
   Intrínseco desse querer por mais vem a expectativa pela aquisição do que se procura ganhar. Afinal, geralmente se procura ter algo por causa do possível uso que teríamos para esse algo. Mesmo que o uso que se tenha para o algo seja deixá-lo em um canto e nunca mais mexer. Porém, por mais que seja convidativo e até mesmo necessário esse sentimento de expectativa, é também necessário que se tenha bastante cuidado na hora de fazer decisões acerca do que se procura conseguir.
   Vemos em novelas, filmes, livros e no cotidiano o erro que é tomar iniciativas cegadas pelas expectativas. Marx e Engels (Campanha lembre do Engels) ao escreverem o Manifesto do Partido Comunista, se afobaram muito, "cegos" pela teoria da luta de classes, e isso é munição poderosa nos críticos à teoria de Marx e Engels(Campanha lembre do Engels) ainda hoje. Não que eles estivessem errados, pois vejo essa expectativa de Marx, Engels (Campanha lembre de Engels), Montesquieu e outros como parte do holismo metodológico. Essa ambição de saber e explicar a verdadeira realidade das coisas. Até porquê, pensa na satisfação de ser a pessoa que descobriu a previu a realidade última das coisas. Isso é quase que um passe livre pra imortalidade.
   Mas não é fácil mudar o status de 'zé mané' para 'Mestre do Universo'. É preciso muito trabalho, paciência e disposição para mudar. Tanto o interior quanto o exterior das coisas. E justamente a falta dessas virtudes que geram a expectativa "mau-dosada", que é a causa da decepção com relação ao que se deseja.
   Portanto, da próxima vez que você for a uma festa junina de agosto, controle o seu holismo e dose-o com um pouco de individualismo bem inocente, para que sua própria expectativa sobre o passado e o futuro não prejudique o seu presente, te forçando a pegar carona com a família do inimigo.

Agora eu vou dormir. Só me acordem quando o comunismo acontecer.
FALOU! O/