sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Igualdade Normativa

 


Entende-se por igualdade o mesmo tratamento entre pessoas, mesmos direitos e deveres, qualquer merda desse tipo, e nos âmbitos de convívio se observa essa igualdade atuando constantemente. Afinal, é ela que rege todo o comportamento político-moral do mundo. Um modelo totalmente lógico, livre de preconceitos. Iluminado pela racionalidade.
   Agora, mesmo com essa igualdade pura sendo praticada ao redor do mundo, é evidente que precisamos de mais treinamento nesse jogo de igualdades. Ao acessar qualquer meio de notícia é possivel encontrar desigualdades não correlacionadas acontecendo a todo tempo. Por que isso acontece? As leis nos garantem a igualdade, a moral também. As pessoas são iguais errado, é isso?
É! Só que não.
  O que acontece é que é do senso comum pensar que só um tipo de coisa basta - para ficar saudável, só comer salada. Para ficar forte, só fazer flexão. Para ser alguém, só cursar direito. Mas é também do senso comum errar muito, como de fato acontece ao pensar a igualdade por essaa ótca. Por mais que a igualdade praticada pelas leis seja viável, ela não é a única igualdade na prateleira. Tem um monte de outras lá, mas acontece o famoso Efeito Subway: por mais que você tenha centenas de possibilidades em saduíches "naturais", você tende a pedir o bendito frango teriyaki com alface, tomate, picles, pimentão, cebola, adicional de bacon, barbecue e parmesão no fucking pão três queijos de quinze centímetros. O que voltando pra prateleira seria: você tem um monte de conceitos de igualdade à sua disposição, mas otário igual tu és, vai sempre na normativa porque tu gosta dela, acha bonita e tal. Tá na porra da constituição. Enfim.
   Respondendo a pergunta, as pessoas não são iguais errado, até porque elas executam a igualdade do jeitinho que seus pais lhes ensinaram depois de aprenderem com seus pais. Agora, nem sempre essa igualdade normativa e materialista serve para a promoção da distribuição de igualdades. As vezes é preciso pensar em meios desiguais para fins igualitários se for desejável a harmonia das coisas e tudo mais.

eu só queria escrever até aqui mesmo. Vão a merda, comente e obrigado por ler.
FALOU! o/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário