sábado, 14 de agosto de 2010

A Vadiagem Na Música Eduardo E Mônica.




Hehe Hey!Acho que quase todo mundo já escutou a música Eduardo e Mônica,de uma das maiores bandas de rock no Brasil,o Legião Urbana.Mas vocês já pararam pra pensar na letra dela?Renatinho Russo era um cara estudado e tinha a sacação das coisas, músicas como A Dança e Daniel Na Cova Dos Leões mostram como a cabeça desse ilustre músico funcionava.Pois bem,o texto que irei colocar aqui foi publicado no melhor site de notícias sobre rock e metal do Brasil,o Whiplash!.Ele é uma análise sobre a música.Não revelarei nada,pois senão perde a graça.

Dêem uma olhada e tirem suas próprias conclusões(nos comentários,é claro!):


O falecido Renato Russo era, sem dúvida, um ótimo músico e um excelente letrista. Escreveu verdadeiras obras de arte cheias de originalidade e sentimento. Como artista engajado que era, defendia veementemente seus pontos de vista nas letras que criava. E por isso mesmo, talvez algumas delas excedam a lógica e o bom senso. Como no caso da música Eduardo e Mônica, do álbum "Dois" da Legião Urbana, de 1986, onde a figura masculina (Eduardo) é tratada sempre como alienada e inconsciente, enquanto a feminina (Mônica) é a portadora de uma sabedoria e um estilo de vida evoluidíssimos. analisemos o que diz a letra.
Logo na segunda estrofe, o autor insinua que Eduardo seja preguiçoso e indolente (Eduardo abriu os olhos mas não quis se levantar; Ficou deitado e viu que horas eram) ao mesmo tempo que tenta dar uma imagem forte e charmosa à Mônica (enquanto Mônica tomava um conhaque noutro canto da cidade como eles disseram). Ora, se esta cena tiver se passado de manhã como é provável, Eduardo só estaria fazendo sua obrigação: acordar. Já Mônica revelaria-se uma cachaceira profissional, pois virar um conhaque antes do almoço é só para quem conhece muito bem o ofício.
Mais à frente, vemos Russo desenhar injustamente a personalidade de Eduardo de maneira frágil e imatura (Festa estranha, com gente esquisita). Bom, "Festa estranha" significa uma reunião de porra-loucas atrás de qualquer bagulho para poderem fugir da realidade com a desculpa esfarrapada de que são contra o sistema. "Gente esquisita" é, basicamente, um bando de sujeitos que têm o hábito gozado de dar a bunda após cinco minutos de conversa. Também são as garotas mais horrorosas da via-láctea. Enfim, esta era a tal "festa legal" em que Eduardo estava. O que mais ele podia fazer? Teve que encher a cara pra agüentar aquele pesadelo, como veremos a seguir.
Assim temos (- Eu não estou legal. Não agüento mais birita). Percebe-se que o jovem Eduardo não está familiarizado com a rotina traiçoeira do álcool. É um garoto puro e inocente, com a mente e o corpo sadios. Bem ao contrário de Mônica, uma notória bêbada sem-vergonha do underground.
Adiante, ficamos conhecendo o momento em que os dois protagonistas se encontraram (E a Mônica riu e quis saber um pouco mais Sobre o boyzinho que tentava impressionar). Vamos por partes: em "E a Mônica riu" nota-se uma atitude de pseudo-superioridade desumana de Mônica para com Eduardo. Ela ri de um bêbado inexperiente! Mais à frente, é bom esclarecer o que o autor preferiu maquiar. Onde lê-se "quis saber um pouco mais" leia-se" quis dar para"! É muita hipocrisia tentar passar uma imagem sofisticada da tal Mônica.
A verdade é que ela se sentiu bastante atraída pelo "boyzinho" que tentava impressionar"! É o máximo do preconceito leviano se referir ao singelo Eduardo como "boyzinho". Não é verdade. Caso fosse realmente um playboy, ele não teria ido se encontrar com Mônica de bicicleta, como consta na quarta estrofe (Se encontraram então no parque da cidade A Mônica de moto e o Eduardo de camelo). Se alguém aí age como boy, esta seria Mônica, que vai ao encontro pilotando uma ameaçadora motocicleta. Como é sabido, aos 16 (Ela era de Leão e ele tinha dezesseis) todo boyzinho já costuma roubar o carro do pai, principalmente para impressionar uma maria-gasolina como Mônica.
E tem mais: se Eduardo fosse mesmo um playboy, teria penetrado com sua galera na tal festa, quebraria tudo e ia encher de porrada o esquisitão mais fraquinho de todos na frente de todo mundo, valeu?
Na ocasião do seu primeiro encontro, vemos Mônica impor suas preferências, uma constante durante toda a letra, em oposição a uma humilde proposta do afável Eduardo (O Eduardo sugeriu uma lanchonete Mas a Mônica queria ver filme do Godard). Atitude esta, nada democrática para quem se julga uma liberal.
Na verdade, Mônica é o que se convencionou chamar de P.I.M.B.A (Pseudo Intelectual Metido à Besta e Associados, ou seja, intelectuerdas, alternativos, cabeças e viadinhos vestidos de preto em geral), que acham que todo filme americano é ruim e o que é bom mesmo é filme europeu, de preferência francês, preto e branco, arrastado para caralho e com bastante cenas de baitolagem.
Em seguida Russo utiliza o eufemismo "menina" para se referir suavemente à Mônica (O Eduardo achou estranho e melhor não comentar. Mas a menina tinha tinta no cabelo). Menina? Pudim de cachaça seria mais adequado. Ainda há pouco vimos Mônica virar um Dreher na goela logo no café da manhã e ele ainda a chama de menina? Além disto, se Mônica pinta o cabelo é porque é uma balzaca querendo fisgar um garotão viril. Ou então porque é uma baranga escrota.
O autor insiste em retratar Mônica como uma gênia sem par. (Ela fazia Medicina e falava alemão) e Eduardo como um idiota retardado (E ele ainda nas aulinhas de inglês). Note a comparação de intelecto entre o casal: ela domina o idioma germânico, sabidamente de difícil aprendizado, já tendo superado o vestibular altamente concorrido para Medicina. Ele, miseravelmente, tem que tomar aulas para poder balbuciar "iéis", "nou" e "mai neime is Eduardo"! Incomoda como são usadas as palavras "ainda" e "aulinhas", para refletir idéias de atraso intelectual e coisa sem valor, respectivamente.
Na seqüência, ficamos a par das opções culturais dos dois (Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus, De Van Gogh e dos Mutantes, De Caetano e de Rimbaud). Temos nesta lista um desfile de ícones dos P.I.M.B.A., muito usados por quem acha que pertence a uma falsa elite cultural. Por exemplo, é tamanha uma pretensa intimidade com o poeta Manuel de Souza Carneiro Bandeira Filho, que usou-se a expressão "do Bandeira". Francamente, "Bandeira" é aquele juiz que fica apitando impedimento na lateral do campo. O sujeito mais normal dessa moçada aí cortou a orelha por causa de uma sirigaita qualquer. Já viu o nível, né? Só porra-louca de primeira. Tem um outro peroba aí que tem coragem de rimar "Êta" com "Tiêta" e neguinho ainda diz que ele é gênio!
Mais uma vez insinua-se que Eduardo seja um imbecil acéfalo (E o Eduardo gostava de novela) e crianção (E jogava futebol de botão com seu avô). A bem da verdade, Eduardo é um exemplo. Que adolescente de hoje costuma dar atenção a um idoso? Ele poderia estar jogando videogame com garotos de sua idade ou tentando espiar a empregada tomar banho pelo buraco da fechadura, mas não. Preferia a companhia do avô em um prosaico jogo de botões! É de tocar o coração. E como esse gesto magnânimo foi usado na letra? Foi só para passar a imagem de Eduardo como um paspalho energúmeno. É óbvio, para o autor, o homem não sabe de nada. Mulher sim, é maturidade pura.
Continuando, temos (Ela falava coisas sobre o Planalto Central, Também magia e meditação). Falava merda, isso sim! Nesses assuntos esotéricos é onde se escondem os maiores picaretas do mundo. Qualquer chimpanzé lobotomizado pode grunhir qualquer absurdo que ninguém vai contestar. Por que? Porque não se pode provar absolutamente nada. Vale tudo! É o samba do crioulo doido. E quem foi cair nessa conversa mole jogada por Mônica? Eduardo é claro, o bem intencionado de plantão. E ainda temos mais um achincalhe ao garoto (E o Eduardo ainda estava no esquema escola - cinema - clube - televisão). O que o Sr. Russo queria? Que o esquema fosse "bar da esquina - terreiro de macumba - sauna gay - delegacia"?? E qual é o problema de se ir a escola?!?
Em seguida, já se nota que Eduardo está dominado pela cultura imposta por Mônica (Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia, teatro, artesanato e foram viajar). Por ordem:
1) Teatro e artesanato não costumam pagar muito imposto.
2) Teatro e artesanato não são lá as coisas mais úteis do mundo.
3) Quer saber? Teatro e artesanato é coisa de viado!!!
Agora temos os versos mais cretinos de toda a letra (A Mônica explicava pro Eduardo Coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar). Mais uma vez, aquela lengalenga esotérica que não leva a lugar algum. Vejamos: Mônica trabalha na previsão do tempo? Não. Mônica é geóloga? Não. Mônica é professora de química? Não. A porra da Mônica é alguma aviadora? Também não. Então que diabos uma motoqueira transviada pode ensinar sobre céu, terra, água e ar que uma muriçoca não saiba?
Novamente, Eduardo é retratado como um debilóide pueril capaz de comprar alegremente a Torre Eiffel após ser convencido deste grande negócio pelo caô mais furado do mundo. Santa inocência... Ainda em (Ele aprendeu a beber), não precisa ser muito esperto pra sacar com quem... é claro, com a campeã do alambique! Eduardo poderia ter aprendido coisas mais úteis, como o código morse ou as capitais da Europa, mas não. Acharam melhor ensinar para o rapaz como encher a cara de pinga. Muito bem, Mônica! Grande contribuição!
Depois, temos (deixou o cabelo crescer). Pobre Eduardo. Àquela altura, estava crente que deixar crescer o cabelo o diferenciaria dos outros na sociedade. Isso sim é que é ativismo pessoal. Já dá pra ver aí o estrago causado por Mônica na cabeça do iludido Eduardo.
Sempre à frente em tudo, Mônica se forma quando Eduardo, o eterno micróbio, consegue entrar na universidade (E ela se formou no mesmo mês em que ele passou no vestibular). Por esse ritmo, quando Eduardo conseguir o diploma, Mônica deverá estar ganhando o seu oitavo prêmio Nobel.
Outra prova da parcialidade do autor está em (porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação). É interessante notar que é o filho do Eduardo e não de Mônica, que ficou de segunda época. Em suma, puxou ao pai e é burro que nem uma porta.
O que realmente impressiona nesta letra é a presença constante de um sexismo estereotipado. O homem é retratado como sendo um simplório alienado que só é salvo de uma vida medíocre e previsível graças a uma mulher naturalmente evoluída e oriunda de uma cultura alternativa redentora. Nesta visão está incutida a idéia absurda que o feminino é superior e o masculino, inferior. É sabido que em todas culturas e povos existentes o homem sempre oprimiu a mulher. Porém, isso não significa, em hipótese alguma, que estas sejam melhores que os homens. São apenas diferentes. Se desde o começo dos tempos o sexo feminino fosse o dominador e o masculino o subjugado, os mesmos erros teriam sido cometidos de uma maneira ou de outra. Por que? Ora, porque tanto homens quanto mulheres e colunistas sociais fazem parte da famigerada raça humana. E é aí que sempre morou o perigo. Não importa que seja Eduardo, Mônica ou até... Renato!

Adolar Gangorra tem 71 anos, é editor do periódico humorístico Os Reis da Gambiarra e não perde um show sequer dos "The Fevers".

P.S.: link original da matéria aqui.

Então,espero que tenham gostado desse aí, eu li essa matéria em 2008 eu acho, e depois larguei ela.Aí hoje eu lembrei! Espero que o Whiplash não me peça pra tirar isso daqui(mesmo eu tendo colocado a fonte). Well, so se você gostou,comenta falando o que você achou e me chama de gostoso.Se você não gostou e tem motivos para isso, comente também, e me chama de gostoso.Mas, se você não gostou e não tem motivos para isso, você é um P.I.M.B.A. e merece um poste torto no rabo, seu troll!
Falou o/

14 comentários:

  1. Nossa adorei toda a analogia da letra!

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  2. Eu gostei, é verdade, Eduardo e mO^nica há contradição uahsauhsuahsuahs Mulheres \o/

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  3. Palavra melhor pra definir o autor, não há: energúmeno.

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  4. Apesar de não ter vivido na época, sei que Renato Russo era um gênio e nunca vai existir alguém como ele!

    http://cerebro-musical.blogspot.com

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  5. quero saber mais sobre o seu ponto de vista,Gabriela.

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  6. caralhas, o texto é enorme, as palavras são miudinhas, meus olhos doem, mas eu li tudo! e valeu muito a pena!

    bom, ao menos eu tinha achado que o texto seria extremamente sério, com uma análise metaforica, simbolista e o kct, mas não, o texto é SUPER divertido, eu ri demais!
    não sei exatamente se concordo ou discordo com o autor (que tinha 71 anos? uow!), porque ele detona demais a Monica!!! Tudo bem, a intenção do Russo pode ter sido mesmo criar uma imagem de que a Monica é superior ao Eduardo, ou isso pode de fato representar a mulher superior ao homem, mas porra, precisa falar tão mal da menina assim? :P
    sei que sempre tive uma simpatia com Eduardo nessa musica do Legião, mas como não gosto tanto dessa música, nunca tinha parado pra notar que o Renato monta uma imagem bem frágil dele. Bom, isso não muda nada, ainda tenho simpatia por ele, talvez por toda a humildade do cara. :P
    vou passar o texto pra minha namorada, ela também gosta do legião, também vai rir com esse texto :)

    um abraço!!
    e P.I.M.B.A foi o melhor do texto hahahah

    http://songsweetsong.blogspot.com/

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  7. hahaha >< Eu ri muito aqui >> Antes eu adorava a música Eduardo e Mônica mas agora que eu li este artigo e tô passada... É tudo verdade!!! O autor da crítica merece o prêmio Nobel... aushaushaus

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  8. Muito justa a analogia, na verdade é mesmo um manifesto inteligente e bem humorado sobre a convergência inevitável ao conformismo.

    Digo, mais cedo ou mais tarde todos nós vamos querer ter uma família ou sermos forçados a isso.

    E o ciclo recomeça, pois o filhinho do Eduardo ficou de recuperação: ou era um hipponga como a mãe ou um mauricinho fútil como o pai...rsrs

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  9. Como solicitado por duas vezes no fim do post:
    GOSTOOOOSO [risos]
    Primeiro queria agradecer por sua presença no Insanidades, o texto sobre o o café conseguiu cumprir sua missão: despertar a putaria da mente de muitos [afinal eu estava cansada de levar tudo pra esse lado constantemente e sozinha]. E depois pelo elogio, espero que volte mais vezes lá.
    Quanto ao teu post...
    Ri muito, do início ao fim com essa interpretação de Eduardo & Mônica que me dá uma idéia do que se passou com o casal. Eu analisando a letra a não muito tempo atrás, pensei em duas possibilidades:
    a) Mônica a burguesinha e Eduardo um completo vagabundo
    b) Mônica ladra de berçários, enquanto o Eduardo é moleque querendo se dar bem
    Na interpretação do Adolar vi as duas possibilidades, e é claro, foi de muita criatividade e bom-humor [ou não]
    ;***

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  10. Como eu ja sabia,Gabriel é uma pessoa muito inteligente...Portanto essa é uma otima reportagem,bem escrita e concluída!! mas me recuso a chamar vc de gostoso,será q serve "gostosinho"?

    shuaoshauoshauosahushso

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  11. kkkkkkkkkkkkkkk adorei o P.I.M.B.A (Pseudo Intelectual Metido à Besta e Associados) ^^

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  12. cara!!!! ri de mais!!!!
    nossa!
    eu nunk tinha pensado por esse lado!
    e o PIMBA entaum kkkkkkkkk

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